Neste domingo (30), às 11h, será realizada a cerimônia de entrega do salvamento da Casa dos Ministérios, em Caçapava do Sul. A Casa dos Ministérios é um patrimônio de grande importância histórica e cultural para o Rio Grande do Sul, sendo inventariada pelo município em 1987 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) em 1994.
![]() |
- Casa dos Ministérios, em Caçapava do Sul - Foto: divulgação |
O projeto de salvamento foi executado pela Perene Patrimônio Cultural, sob a coordenação da arquiteta Simone Neutzling, e teve um custo total de R$ 600 mil, com patrocínio da empresa Dagoberto Barcellos e apoio de RM Distribuidora, Supermercado Minuano e Supermercado Engenho, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), que permite o financiamento de projetos culturais com o apoio de empresas contribuintes do ICMS.
A preservação da Casa dos Ministérios não só mantém a memória histórica de Caçapava do Sul, como também fortalece a herança cultural da região. A etapa de salvamento incluiu a elaboração do projeto de restauração, a realização da obra e atividades de educação patrimonial, com a realização de oficinas sobre técnicas construtivas antigas e a promoção de reflexões sobre o Centro Histórico de Caçapava do Sul.
A obra envolveu limpeza da edificação, substituição do tapume, remoção dos escombros, instalação de cinta de madeira para estabilização das paredes, além de atividades educativas com alunos do ensino médio, visitas guiadas e debates. Também foi realizada pesquisa histórica sobre os diversos usos da Casa dos Ministérios ao longo do tempo.
![]() |
Foto: divulgação |
*Redação: Gabriela Mazza
Jornalista - MtB: 9838
0 Comentários