Um cachorro foi resgatado após cair de uma altura de 130 metros próximo à borda sul do Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS), na segunda-feira (10). O animal, da raça galgo e chamado de Cabeça, sobreviveu sem fraturas, apesar da grande queda.
![]() |
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Cambará do Sul |
O tutor acionou os bombeiros no domingo (9), solicitando ajuda para o salvamento. O cão usava uma coleira de rastreamento, o que permitiu a localização exata do ponto onde ficou preso. O resgate foi conduzido por bombeiros de Canela e Cambará do Sul, na Serra Gaúcha.
Cabeça teria caído de forma gradativa, atingindo diferentes níveis do terreno inclinado, o que ajudou a reduzir o impacto da queda. O local era de difícil acesso, sem sinalização, iluminação ou conexão com a internet, o que tornou essencial o uso de GPS via satélite para a operação.
“Ele caiu 30 metros, depois desceu mais 30, depois 20, e assim foi até chegar ao ponto onde ficou preso”, explicou o sargento Roger Martins, responsável pelo resgate.
A equipe utilizou técnicas de rapel e um sistema de polias para içar o cachorro com segurança. Durante a subida, ele foi colocado em uma mochila especial para garantir sua proteção.
0 Comentários