A cidade de Buenos Aires enfrentou uma sexta-feira escaldante, com sensação térmica atingindo 42ºC. O calor intenso é um prenúncio do que pode atingir o sul do Brasil nos próximos dias.
![]() |
- Foto: Ilustrativa/ reprodução |
Além da capital argentina, outras 14 províncias do país estão sob alerta devido às altas temperaturas. Entre elas, destacam-se Buenos Aires (província), Entre Ríos, Santa Fé, Córdoba, Santiago del Estero, San Luis, Mendoza, La Pampa, Río Negro, Neuquén, San Juan, La Rioja, Catamarca e Salta.
No mesmo dia, às 15h, a estação do Observatório Central de Villa Ortúzar registrou temperatura de 34,8ºC, com índice de calor de 41,8ºC. Em Merlo, a sensação térmica chegou a 44,2ºC.
Os efeitos da onda de calor também foram sentidos no oeste do Rio Grande do Sul. Cidades como Quaraí, Uruguaiana e São Borja registraram temperaturas entre 36ºC e 38ºC.
A previsão indica que o calor extremo se intensificará no Rio Grande do Sul na próxima semana, com temperaturas podendo superar os 40ºC. Modelos meteorológicos apontam que o calor intenso pode persistir até o início de março, prolongando o período de altas temperaturas e aumentando os riscos de impactos na saúde e na agricultura.
* A partir das informações da METSUL
0 Comentários