Chuva forte e rajadas de vento próximas a 100 km/h atingiram a Metade Oeste do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira.
![]() |
- Foto: Prefeitura de Uruguaiana/ divulgação |
FORTES TEMPORAIS PELO SEGUNDO DIA SEGUIDO
O Rio Grande do Sul enfrentou mais uma tarde de instabilidade, com vendavais e chuva intensa registrados principalmente na Metade Oeste do estado. Nesta noite, os temporais mais intensos atingem o Noroeste gaúcho.
URUGUAIANA ENTRE OS MUNICÍPIOS MAIS AFETADOS
Áreas de instabilidade vindas da província de Corrientes, na Argentina, e do departamento uruguaio de Artigas chegaram ao Oeste gaúcho, causando chuva forte e vendaval. Em Uruguaiana, o temporal ocorreu por volta das 14h30, após uma manhã de forte calor, com máxima de 35,9°C registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Raios e ventos intensos, que alcançaram 94 km/h segundo o Aeroporto Internacional Rubem Berta, provocaram danos na zona urbana e rural. Relatos indicam queda de postes de energia na região do Imbaá, enquanto na área urbana houve quedas de árvores em várias vias, como no Parcão e na Rua Joaquim Murtinho. Galhos e postes também danificaram a Concha Acústica César Passarinho.
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da concessionária de energia RGE trabalham para remover árvores, limpar vias e restabelecer a energia elétrica. Apesar dos transtornos, a chuva foi bem recebida devido à estiagem que motivou o decreto de emergência na cidade no mesmo dia.
ACUMULADOS DE CHUVA NO ESTADO
Os registros de chuva foram desiguais no estado. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam 57 mm em São Borja, 50 mm em Erechim, 42 mm em Uruguaiana e 25 mm em Livramento, entre quinta-feira e esta sexta-feira.
PREVISÃO PARA SÁBADO
O sábado será de sol e nuvens, com instabilidade em áreas centrais e no Norte gaúcho. A combinação de calor e umidade pode resultar em novos temporais isolados, especialmente no Oeste, onde o calor será mais intenso.
0 Comentários