Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

PROSPERATO, DE CAÇAPAVA DO SUL, ESTÁ ENTRE OS MELHORES AZEITES DO MUNDO

Mesmo com uma safra impactada por condições climáticas desafiadoras, o azeite de oliva extravirgem do Rio Grande do Sul continua ganhando reconhecimento internacional. No prestigiado Extra Virgin Olive Oil World Ranking (EVOO), duas marcas gaúchas se destacaram entre as cinco mais premiadas do mundo em 2024.

- Foto: reprodução

A Prosperato, de Caçapava do Sul, garantiu o quarto lugar ao somar 4.075,25 pontos, fruto de 78 prêmios conquistados em 10 competições. Logo atrás, na quinta posição, ficou a Estância das Oliveiras, de Viamão, com 3.561,5 pontos, resultado de 68 prêmios obtidos em 16 avaliações.

Rafael Marchetti, diretor da Prosperato, celebra o reconhecimento:

— Essas premiações são a prova da qualidade do nosso azeite. Desde nosso primeiro concurso, em 2016, na Itália, ficou claro o potencial que tínhamos para competir no cenário global.

Já Rafael Koelzer, sócio-diretor da Estância das Oliveiras, destaca que os prêmios são uma forma de avaliar a excelência do produto:

— Não buscamos colecionar medalhas, mas sim colocar nosso azeite à prova para entender nosso nível de qualidade.

O Brasil, maior produtor de azeite de oliva do hemisfério sul, figura na quinta posição entre os países mais premiados. No ranking de 2024, sete marcas brasileiras aparecem entre as cem melhores do mundo.

Apesar da redução no volume da safra de 2024, com 220 mil litros produzidos contra 500 mil de anos anteriores, a qualidade do azeite gaúcho reafirma o protagonismo do estado no cenário internacional.


* Com as informações da GZH

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code