O governo do Rio Grande do Sul deu início às homenagens pelos 150 anos da imigração italiana no estado. Durante todo o mês de janeiro, o Palácio Piratini, o Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e a Assembleia Legislativa serão iluminados com as cores da bandeira da Itália: verde, branco e vermelho.
![]() |
- Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom |
Além disso, será lançado um site dedicado à data, permitindo que eventos e ações relacionadas sejam organizados em uma grande agenda estadual.
Ao longo de 2025, diversas celebrações ocorrerão em regiões de origem italiana. A Comissão Oficial dos Festejos, criada pelo governador Eduardo Leite por meio do Decreto 57.558/2024, organiza as comemorações sob a liderança do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Guazzelli Peruchin.
O objetivo é incentivar municípios e entidades a promoverem atividades que resgatem e fortaleçam os laços culturais com a Itália. O calendário oficial promete envolver mais de 4 milhões de gaúchos descendentes de italianos em celebrações que marcarão a história do estado.
*Fonte: Secretaria de Comunicação Social do Governo do Rio Grande do Sul.
0 Comentários