A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (18) a Operação Carta Marcada, uma extensão da Operação El Viajero, realizada em março, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas.
A ação, que incluiu buscas em Santa Maria e Rosário do Sul, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares emitidas pela Justiça Federal.
![]() |
Foto: divulgação/ PF |
A investigação teve início em outubro de 2022, após a abordagem de um veículo na Avenida Walter Jobim, em Santa Maria. Na ocasião, a Brigada Militar deteve um jovem de 29 anos, natural de Bagé, que transportava 5 kg de MDA avaliados em R$ 600 mil, além de R$ 390 mil em espécie. O caso revelou uma rede criminosa especializada no transporte de drogas sintéticas e dinheiro para Montevidéu, no Uruguai, com retorno ao Brasil carregando skunk e maconha.
DETALHES DA OPERAÇÃO
Na ação desta quarta-feira, foram apreendidos:
- Dois veículos;
- Uma arma de pressão;
- Aparelhos celulares.
Além disso, os investigados passaram a cumprir medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair do município de residência e recolhimento domiciliar noturno.
O SIGNIFICADO DO NOME "CARTA MARCADA"
O título faz referência a ações planejadas e manipuladas, apontando para a possível participação de um advogado no esquema criminoso. Ele teria utilizado sua posição para facilitar atividades ilegais, reforçando a ideia de traição e má-fé.
Esta é a quarta operação realizada pela Polícia Federal de Santa Maria em uma semana, destacando a intensificação do combate ao tráfico de drogas na região.
0 Comentários