Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

FAMÍLIA DE CAÇAPAVA DO SUL ENFRENTA LUTA CONTRA O TEMPO PARA SALVAR ADOLESCENTE

A família de uma adolescente de Caçapava do Sul, na Região Central do Rio Grande do Sul, vive dias de preocupação em razão da saúde da garota. O que começou com relatos de dores de cabeça, há cerca de duas semanas, hoje é uma suspeita de uma doença neurológica rara, a síndrome de Susac.

Foto: Arquivo pessoal/ reprodução 

Internada desde 27 de novembro em um hospital da cidade, Marya Eduarda Moraes de Oliveira, de 16 anos, já não responde mais a estímulos visuais e sonoros, segundo a família. A adolescente respira com a ajuda de aparelhos, e um laudo apontou o risco de "evolução para encefalopatia grave com lesão cerebral incapacitante e permanente".

"É difícil ver um filho se entregando aos poucos em uma semana. Está cada vez mais debilitada, com a respiração ruim, mesmo com oxigênio", desabafa Juliana Moraes, mãe de Marya Eduarda.

A jovem foi diagnosticada com síndrome de Susac, uma rara condição que afeta os vasos sanguíneos do cérebro, olhos e ouvidos. A doença causa disfunções no sistema nervoso central, perda auditiva neurossensorial e obstrução de artérias da retina. Os sintomas incluem dores de cabeça, perda de memória, confusão mental, fala arrastada, dificuldades motoras e problemas na visão e audição.

Devido à gravidade do caso, os médicos recomendaram a transferência urgente de Marya Eduarda para um hospital com mais recursos para tratar situações complexas. A Justiça determinou que um leito fosse disponibilizado para a adolescente, autorizando, caso necessário, a transferência para um hospital particular com os custos cobertos por bloqueio judicial.

Além do sofrimento com a saúde da jovem, a família enfrenta um sentimento de impotência diante da espera por soluções. "A gente só quer que ela tenha uma chance de lutar. Cada minuto que passa parece uma eternidade", acrescenta Juliana.

Nesta quarta-feira (4), a família finalmente recebeu a notícia de que Marya Eduarda será transferida para o Hospital Conceição, em Porto Alegre. Apesar disso, a sensação é de que estão lutando contra o tempo para salvar a jovem.


*Com informações G1 RS 


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code