O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou a Operação Desarme nesta terça-feira (17). A ação mira colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) suspeitos de repassar armas e munições para facções criminosas. Cachoeira do Sul está entre as 34 cidades gaúchas e uma catarinense que foram alvos da operação.
![]() |
Foto: divulgação MP RS |
A ofensiva tem como objetivo combater fraudes na concessão e manutenção dos registros de CACs. Criminosos com antecedentes ocultos estavam conseguindo autorização do Exército para adquirir armas legalmente, desviando-as para facções que utilizavam o armamento em crimes como tráfico, homicídios e assaltos.
Entre os investigados, estão CACs com históricos criminais graves: dois estão presos, dois usam tornozeleira eletrônica, um tem mais de 20 ocorrências por estelionato e outro já esteve envolvido em troca de tiros com policiais.
A operação é realizada pelo MP/GAECO em parceria com o Ministério Público Militar (MPM), Exército Brasileiro (EB), Brigada Militar e Susepe. Até o momento, foram apreendidas cerca de 60 armas, 90 munições, drones e diversos documentos. Um suspeito foi preso em flagrante por porte ilegal de armas.
Cachoeira do Sul e outras cidades da região, como Santa Maria, São Leopoldo, Caxias do Sul e Gravataí, estão entre os principais alvos desta ação. O material apreendido será encaminhado ao Exército e ficará à disposição do Ministério Público.
O promotor de Justiça André Dal Molin, coordenador do GAECO, destacou que a operação representa um esforço conjunto para retirar armas ilegais de circulação e combater o fortalecimento das facções criminosas no Estado.
As 35 cidades incluídas na operação são: Porto Alegre, Santa Maria, Júlio de Castilhos, Jaguari, Canguçu, Pinheiro Machado, Rosário do Sul, Três de Maio, Santa Rosa, Santo Antônio das Missões, Não-Me-Toque, Giruá, São Luiz Gonzaga, Sananduva, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Antônio Prado, Caxias do Sul, Vacaria, Gravataí, Canoas, Viamão, Cachoeira do Sul, Osório, Xangri-lá, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Sapiranga, Charqueadas, Igrejinha, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul, Campo Bom no Rio Grande do Sul e Bombinhas em Santa Catarina.
0 Comentários