Um ciclone extratropical no oceano avançará sobre o Rio Grande do Sul na próxima semana, provocando mudanças climáticas significativas, conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico 47/2024, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
![]() |
Foto: divulgação |
PREVISÃO ATÉ O FIM DE SEMANA
Nos próximos dias, o estado terá tempo estável, com sol entre nuvens.
Sexta-feira (22/11): A influência de uma crista de alta pressão sobre a Argentina manterá o céu claro, com possibilidade de nevoeiros pela manhã e chuvas isoladas nas regiões Sul, Campanha, Metropolitana e Litoral.
Sábado (23/11) e domingo (24/11): A estabilidade se mantém, com sol e temperaturas amenas em todo o estado.
MUDANÇA NO INÍCIO DA PRÓXIMA SEMANA
Segunda-feira (25/11): O tempo começa a mudar devido a um cavado de onda curta, que aumenta a nebulosidade e provoca precipitações leves no Sul do estado.
Terça-feira (26/11): As chuvas se intensificam, com volumes moderados e elevação nas temperaturas.
CHEGADA DO CICLONE EXTRATROPICAL
Quarta-feira (27/11): Um ciclone extratropical se formará no oceano e avançará sobre o RS, intensificado pelo Jato de Baixos Níveis. Este fenômeno trará chuvas fortes, trovoadas e ventos intensos nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Temperaturas devem cair à tarde.
ACUMULADOS DE CHUVA
Os próximos sete dias terão volumes de chuva entre 20 mm e 100 mm nas regiões Sul e Fronteira Oeste. No Norte do estado, próximos à divisa com SC, os volumes devem variar entre 20 mm e 30 mm.
Atenção: A chegada do ciclone exige monitoramento constante, especialmente nas áreas mais vulneráveis a ventos fortes e tempestades.
0 Comentários