Frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul entre esta quinta e a sexta-feira com chuva em todas as regiões gaúchas e que pode ser localmente forte com trovoadas e risco de alguns temporais isolados, especialmente de granizo. Fuligem de queimadas pode se precipitar juntamente com a chuva.
![]() |
Imagem ilustrativa |
A frente fria associada a um ciclone extratropical a Leste da Patagônia encontra-se nesta quarta-feira sobre o Centro da Argentina e o Uruguai. O sistema por ora registra pouca atividade, mas em Montevidéu e Buenos Aires o vento já virou para o quadrante Sul com queda de temperatura.
A frente começa a ganhar atividade sobre o Uruguai na tarde e noite desta quarta-feira com chuva e trovoadas, não se descartando granizo isolado, em diversos departamentos do interior do país vizinho. Pode chover forte em pontos do Uruguai nas próximas horas. No fim do dia, a instabilidade afeta o extremo Sul gaúcho, na área do Chuí e de Santa Vitória do Palmar.
O sistema começa a ingressar no Rio Grande do Sul de forma mais ampla pelo Oeste e o Sul do estado nesta quinta-feira ainda entre a madrugada e de manhã com chuva em grande número de municípios destas áreas do estado.
Nas demais regiões gaúchas, parte da quinta-feira ainda terá tempo firme com muita fumaça no céu obscurecendo o céu. Será perceptível o odor de vegetação queimada devido à fumaça em diversos municípios, especialmente de maior altitude da Metade Norte.
No decorrer da quinta, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e leva chuva até o fim do dia para quase todo o estado. Por isso, o tempo deve se instabilizar com chuva ao longo da quinta-feira em Porto Alegre e região metropolitana com mais chuva da tarde para a noite.
Ao avançar pelo território gaúcho, a frente pode provocar chuva moderada a forte em diversos pontos e há um risco baixo de tempo severo, de forma que não se pode afastar a possibilidade de alguns temporais isolados com raios e, sobretudo, queda de granizo localizada.
Na sexta-feira, o tempo segue instável no Rio Grande do Sul pela influência da frente e ainda se espera chuva na maioria das regiões. A instabilidade será maior na Metade Norte, onde em alguns pontos pode chover por vezes forte com trovoadas e ocasional queda de granizo.
- Da METSUL
0 Comentários