Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

POLÍCIA FEDERAL APURA FRAUDES ELEITORAIS E DESVIO DE VERBAS PÚBLICAS EM BAGÉ

 A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira (13) a Operação Coactum III com o objetivo de investigar crimes relacionados à inserção de informações falsas em prestações de contas eleitorais, conhecido como "Caixa Dois Eleitoral", além de crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e outras infrações contra a Administração Pública.

Foto: Comunicação Social da Polícia Federal em Bagé

Desde as primeiras horas da manhã, 72 policiais federais cumpriram 34 mandados de busca e apreensão em Bagé (RS), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC). As ações incluem buscas em residências e pessoais, além de sequestro de bens, com ordens expedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

A operação é uma continuação da Coactum II, realizada em maio de 2024, quando foram apreendidas provas como mídias digitais e dinheiro em espécie, resultando na prisão em flagrante de dois servidores públicos por peculato. As investigações revelaram que, desde 2017, servidores comissionados da prefeitura de Bagé eram obrigados a repassar parte de seus salários para uma organização criminosa, prática conhecida como “rachadinha”. Esses recursos foram utilizados para fins eleitorais sem a devida declaração à Justiça Eleitoral, resultando em um desvio de mais de R$ 10 milhões.

Entre os alvos das medidas judiciais estão agentes políticos e funcionários públicos suspeitos de recolher e ocultar os valores desviados. O nome "Coactum" refere-se à compulsoriedade das contribuições exigidas dos servidores, que eram forçados a entregar parte de seus salários sob ameaça de exoneração.

Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code